Uma conquista que transformou a vida de 2 milhões de pessoas

BOM PRATO SAÚDE

Saiba mais

Uma história de sucesso

O serviço médico de excelência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, que atende cerca de 2 milhões de pessoas, de 70 cidades da região no câmpus da Unesp, sempre foi motivo de orgulho para os botucatuenses. No entanto, há décadas, um dos grandes anseios das pessoas que vinham até o hospital para consultas e exames, era ter um local digno e com preços acessíveis para se alimentarem, após viajar longas distâncias em busca de tratamento especializado para os mais diferentes problemas de saúde. Longe de casa e sem condições financeiras para ter uma boa refeição, a maioria não se alimentava direito, ou até mesmo, chegava a passar fome.

Percebi que ali era preciso um olhar mais atencioso e a mão do poder público, em uma ação que envolvesse uma corrente do bem. Várias prefeituras do nosso interior disponibilizam transporte diário, mas não podem disponibilizar alimentação, a essas pessoas que passam horas na estrada e ainda permanecem por todo o dia no hospital, à espera do último paciente ser atendido. Pensei: por que não unir forças e trabalhar para mudar essa realidade? Mesmo antes de minha candidatura a deputado estadual, percorri as cidades da região para colher assinaturas pela instalação de uma unidade do Restaurante Bom Prato no câmpus da Unesp de Botucatu. Acompanhado de meu irmão João Cury, prefeito de Botucatu à época, levei ao governador Geraldo Alckmin um abaixo-assinado com mais de 40 mil nomes e, depois de eleito, fiz a gestão para garantir a unidade de Rubião Junior. Assim nasceu o modelo Bom Prato Saúde, uma ideia pela qual tenho trabalhado muito, para estender a todos os hospitais de referência regional do Estado.

Em novembro de 2015 conquistamos a tão sonhada unidade de Botucatu, o primeiro Bom Prato no modelo Saúde, instalada no câmpus da Unesp, que oferece alimentação de qualidade a baixo custo: café da manhã a 50 centavos e almoço a 1 real. Em pouco mais de 2 anos e meio, o restaurante já serviu cerca de 1,2 milhão de refeições, sendo mais de 980 mil almoços e mais de 170 mil cafés da manhã.

Um

Projeto de Sucesso

Graças ao sucesso desse projeto e ao trabalho de gestão junto ao Governador Márcio França, conquistamos a aprovação para instalação de um Bom Prato Saúde em Jaú, beneficiando assim os usuários do Hospital Amaral Carvalho, referência para pacientes com câncer vindos de 500 municípios paulistas, que registra 330 mil atendimentos por ano. Um projeto no qual trabalhei desde 2016.

É mais um resultado dessa luta que me enche de alegria! Vou continuar trabalhando para que Bom Prato Saúde se torne um programa oficial do Governo do Estado, contemplando todas as cidades que possuem hospitais de referência em suas respectivas regiões.

Sobre o Bom Prato

O Programa Bom Prato é gerido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, oferece refeições de baixo custo, balanceadas e de qualidade. No café da manhã, é servido café com leite, achocolatado ou iogurte, pão com margarina, requeijão ou frios e uma fruta da estação. No almoço, o cardápio oferece arroz, feijão, salada, legumes, farinha de mandioca, carne, pãozinho, suco e uma fruta. Já são 54 unidades no Estado e 90 mil refeições servidas por dia.

União de

Forças

Minha gratidão ao ex-prefeito de Botucatu, João Cury, e ao ex-superintendente do Hospital das Clínicas, Dr. Emílio Curcelli. Juntos, conseguimos transformar esse sonho em realidade!

#TAMOJUNTO

Se você quer saber mais, insira seus dados que entraremos em contato.